Acessórios são um bom laboratório para marcas criarem novos conceitos. Além de agradar ao exigente público feminino, outro desafio é unir inovação às práticas sustentáveis. Seguem aí algumas novidades:
A marca francesa de acessórios Batucada, que se divulga como inspirada pelas praias brasileiras, (olha o Brasil na moda lá fora), lançou recente coleção em plástico ecológico e reutilizado. Maleáveis, adaptam ao corpo e aos movimentos, dando a impressão de tatuagens. Todos os formatos são orgânicos, como flores e animais. Disponíveis em diversas cores, as pulseiras podem ser utilizadas como gargantilhas e vice-versa.
Criados em colaboração com 22DesignStudio, os anéis Beat Poët são feitos de resíduos de concreto, unidos a uma liga metálica. Inspirados na arquitetura brutalista, são disponibilizados em cores naturais e versões em preto. Apesar de serem à prova d´água, a marca admite que as peças podem sofrer rachaduras devido ao processo natural de expansão térmica.
Outra marca que utilizou concreto em suas criações foi a Metsa, estúdio de criação conceitual canadense. São brincos em formato de pérola, moldados à mão, com detalhes em prata. Com o tempo e exposição à água e contato com a pele, as peças mudam de cor.